sexta-feira, 23 de março de 2012

INFECÇÃO PULMONAR - O que é, como identificar e como é o seu tratamento

Na ultima postagem, fizemos uma singela homenagem ao mestre do humor, Chico Anysio que nos deixou nessa sexta-feira (23) por um agravante no decorrer de uma infecção pulmonar. Aqui iremos explicar um pouquinho melhor sobre do que se trata uma infecção pulmonar.

Infecção Pulmonar



A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória pode ser aguda, quando surge em 7 dias ou crônica, quando surge aos poucos. Ela pode ser causada por vírus, parasitas, fungos ou bactérias que penetram nas vias respiratórias e alojam-se nos pulmões gerando sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar. Seu tratamento é feito com a toma de antibióticos em meio hospitalar ou em casa, dependendo do estado de saúde do indivíduo.
Quando ela é identificada cedo e seu tratamento é iniciado rapidamente possui cerca de 80% de cura em 15 dias, mesmo em indivíduos idosos. Contudo os paciente com uma baixa do sistema imune, como ocorre no caso da AIDS e nos pacientes em tratamento para o câncer, o tratamento pode ser mais prolongado que o habitual.

Quais são os sintomas da infecção pulmonar ? 


Os sintomas da infecção pulmonar são:

•  Febre
•  Dificuldade em respirar
•  Respiração superficial
•  Catarro 
•  Coriza
•  Tosse seca
•  Dor Torácica   
•  Falta de apetite

* Dor de ouvido e dor de garganta também podem surgir em alguns indivíduos.  



Como posso identificar a infecção pulmonar ?
Para identificar a infecção pulmonar é recomendado o exame físico do indivíduo, onde observa-se cor, temperatura, secreções, ausculta pulmonar, estado da consciência, e exames complementares como os de sangue, urina e radiografia de tórax.
É importante identificar o agente causador da infecção para adotar a melhor conduta de tratamento, e isto pode ser conseguido com análise laboratorial do escarro.


Qual o tratamento da infecção pulmonar ? 



Em geral, o tratamento para a infecção pulmonar é feito com a toma de medicamentos antibióticos, repouso, hidratação e por vezes fisioterapia respiratória.
Antes de indicar o medicamento a ser utilizado, o médico deverá solicitar o exame do escarro, para identificar com precisão qual é o agente causador da infecção.
Isto é importante porque a maior parte das infecções respiratórias são causadas por vírus, e são tratadas com a Amoxilina, por exemplo, e não há esta necessidade. Além deste medicamento ser dispendioso ele pode tornar as bactérias mais resistentes a ele, favorecendo a instalação e a cronicidade de outras doenças no futuro.
Quando uma infecção pulmonar não é devidamente tratada ela pode evoluir para uma pneumonia, pneumotórax, meningite, encefalite ou surdez, por exemplo.
Durante o tratamento é muito importante manter o indivíduo bem hidratado. Especialmente as crianças pequenas e os idosos, que por vezes tem que ficar internado pois o risco de morte ou de complicações é maior.
Além disso, é relevante que o indivíduo tenha as vias aéreas superiores sempre livres. Assoar o nariz e pingar gotas de soro fisiológico nas narinas ajuda a eliminar as secreções e facilita a respiração.
Dormir com um travesseiro alto ou colocar uma almofada em baixo do colchão da criança evita que o nariz dela fique entupido e garante noites melhores dormidas, que também ajuda na recuperação.




Dúvidas sobre a infecção pulmonar ?
Fale com a nossa equipe médica. Clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924