quinta-feira, 29 de março de 2012

E VOCÊ ? O QUE ACHA ? Justiça determina que somente médicos poderão exercer acupuntura




A Justiça determinou que somente os médicos poderão exercer a acupuntura, a tradicional técnica chinesa que finca agulhas na pele para tratar problemas de saúde. A decisão do Tribunal Federal Regional (TRF) da 1ª Região foi tomada em segunda instância, e ainda cabe recurso.
A decisão passa a valer, para todo o Brasil, assim que for publicada no Diário de Justiça.
A questão coloca frente a frente diferentes entidades de profissionais de saúde. De um lado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) são a favor da limitação. Do outro, Conselhos Federais de Psicologia (CFP), Farmácia (CFF) e Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) são contra.
Os Conselhos contrários afirmaram que pretendem recorrer da decisão assim que ela for publicada.
Na visão do CFM, a acupuntura é “uma especialidade da medicina, assim como, por exemplo, a pediatria, a cardiologia e a psiquiatria”. Já o CFF interpreta que “não há lei dispondo que a acupuntura seja um ato privativo do médico”.
Desde 2001, o CFM tentava impedir que psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas exercessem a técnica. Na primeira instância, os médicos tinham perdido a batalha na Justiça.
Em julgamento realizado na última terça-feira (27), o juiz Carlos Eduardo Castro Martins entendeu que “apesar de não existir no ordenamento jurídico lei específica regulando a atividade de acupuntor, não podem os profissionais de saúde que possuem regulamentação própria praticar atos que sua legislação profissional não lhes permite, sob pena de ferir a constituição”.

E você ? O que acha ?

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924