quinta-feira, 29 de março de 2012

DE OLHO NOS NÚMEROS! Em um ano, mais de 20 milhões de consultas realizadas pela Rede Cegonha




estratégia Rede Cegonha comemora hoje (28) um ano e durante a reunião do Comitê de Mobilização da Rede Cegonha foi apresentado o primeiro balanço da ação.


Desde a criação da estratégia já foram realizadas mais de 20 milhões de consultas para o pré-natal. São 133% a mais que os 8,6 milhões registrados em 2003. Dos 27 estados brasileiros, 24 já aderiram à Rede Cegonha. Isso significa a implantação de ações qualificadas desde o pré-natal até a atenção ao parto, incluindo o nascimento, resguardo e o desenvolvimento da criança até dois anos.


A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, definiu o balanço da Rede Cegonha como positivo. “Estamos muito satisfeitos. Já temos investimentos repassados e estamos agora na fase de qualificação dos pontos de atenção. Isso significa que as maternidades e os serviços dos municípios que já receberam os incentivos para a Rede Cegonha agora estão olhando para o que precisam realmente qualificar para mudança do modelo de atenção ao parto e nascimento”.

Dentro dos 25 estados que aderiram à Rede Cegonha, 77 regiões de saúde estão construindo planos, pensando na rede de saúde, incluindo leitos tanto para a cobertura de atenção básica, quanto pela qualidade da atenção.


Outro ponto destacado durante o balanço foi o acordo firmado entre oMinistério da Saúde e a Caixa Econômica Federal, que garante que garante até R$ 50 reais às gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para irem ao pré-natal e à unidade de saúde onde será o parto. O controle será realizado por meio do Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SIS Pré Natal) – sistema pelo qual todos os meses os municípios repassarão informações ao Ministério da Saúde sobre as gestantes acompanhadas pelo SUS.


A Rede Cegonha inseriu 14 exames aos exames pré-natais, com destaques para o teste rápido de sífilis, teste rápido de HIV e ampliação do ultrassom obstétrico para 100% das gestantes. O número gestantes que não fizeram nenhuma consulta pré-natal reduziu de 4,7% para 1,8%.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que garante às mulheres e crianças uma assistência humanizada e de qualidade.


Ilana Paiva / Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924