domingo, 8 de abril de 2012

APROVEITE COM CUIDADO! Páscoa requer cuidados especiais para os diabéticos



Se na festa da Páscoa fica difícil às pessoas saudáveis resistirem aos excessos no consumo de chocolates,  que dirá aos doentes de diabetes que são obrigados a suportar duas vezes mais as tentações dos ovos de chocolates a fim de controlar os níveis de glicose no sangue.  Como não é fácil segurar a dieta da Páscoa, neste período festivo os especialistas colocam à disposição desses consumidores boas alternativas de alimentação, sugerindo-lhes uma dieta equilibrada e saudável.            
No Brasil, segundo dados atuais do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 11 milhões de portadores dediabetes, mas somente 7,5 milhões são diagnosticados. A diabetes é caracterizada pelo aumento anormal de açúcar no sangue e é uma das cinco doenças que mais matam no país.
“Por ter uma evolução silenciosa, é importante ficar atento aos grupos de risco: pessoas com pressão alta, nível de colesterol elevado, histórico familiar e mulheres que tiveram filhos acima dos 4kg são casos que merecem atenção no acompanhamento das taxas glicêmicas”, afirma o endocrinologista Dr. Fadlo Fraige Filho, chefe de Serviço de Endocrinologia do Hospital Beneficência Portuguesa e presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD).
O consumo de chocolate deve ser moderado para os diabéticos, pois podem trazer complicações à saúde. Aqueles que tendem a desenvolver a doença precisam estar atentos também pela melhor opção de chocolate neste período. O segredo é optar pela guloseima sem açúcar, os chocolates diets, e consumir com responsabilidade.
Manter uma dieta equilibrada e personalizada de acordo com cada paciente, em linha com o monitoramento do médico, é a melhor opção. “É importante que o paciente mantenha hábitos saudáveis, como a prática de exercícios diários e umaalimentação mais controlada, sem excessos calóricos e refeições menos ricas em gordura do que o usual, já que a gordura está presente no chocolate”, explica Dr. Fadlo.
Dicas para a Páscoa
Nas refeições, o diabético deve ingerir preferencialmente carnes brancas com um prato bem variado e colorido de salada com verduras e legumes crus: alface, rúcula, tomate, cenoura ralada, rabanete, pepino. Além de ajudar no equilíbrio da alimentação, o prato é sugestivo e motiva a pessoa a ter uma boa alimentação.
É aconselhável que se compense o consumo de chocolate com menor ingestão de carboidratos, pois isso ajuda com o paciente a ter menos impacto em relação ao peso corporal e à glicemia. É importante evitar tubérculos, como batata e mandioquinha - se consumidos, devem ser em pequena quantidade.
 A falta de controle da diabetes pode elevar o risco de aparição de outros quadros clínicos como infartos, derrames e problemas cardiovasculares. Outros órgãos também podem ser afetados como rins, iniciando com hipertensão e depois insuficiência renal; olhos, quando a retinopatia diabética acarreta pequenas hemorragias na retina levando à cegueira; e nervos, caracterizando a perda da sensibilidade ou tato geralmente de membros inferiores.
Em muitos casos, pode ser indicado que o paciente façamedições constantes dos níveis de glicose no sangue utilizando monitores portáteis. “As complicações da diabetes praticamente não existem quando o paciente faz um tratamento adequado, com o acompanhamento do médico especializado, neste caso, o endocrinologista”, destaca o presidente da ANAD.
Tecnologia a favor da saúde
Hoje o paciente já conta com aplicativo gratuito para controlar a diabetes, o GlicoCare, que facilita o controle das medições de glicose diárias, oferece dicas para uma vida saudável, programa lembretes e anotações do dia-a-dia. A versão em português do programa já está disponível na App Store para iPhone e iPod.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924