terça-feira, 23 de setembro de 2014

Pratique atividades físicas e combata o estresse

A atividade física pode ser uma aliada importante no combate ao estresse. Além de seus efeitos no corpo - como controle do peso e melhora no quadro clínico de diversas doenças – a prática regular de atividades físicas também possui benefícios psicossociais e contribui para a diminuição do estresse, diminuição dos sintomas da TPM, melhora do humor, aumento da auto-estima e da sensação de bem-estar.


A prática de atividades como caminhadas, danças, jogos esportivos ou passeios de bicicleta, por exemplo, induz a produção de endorfinas, uma substância natural responsável por atenuar a sensibilidade à dor e proporcionar uma sensação de relaxamento e prazer. Dessa forma, a prática de atividades físicas contribui para aliviar as tensões do dia a dia, diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono, diminuindo os níveis de estresse.
O estresse é, também, uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. Como no caso do estudante Bruno Gallo, que se mudou para Londres, em 2013, e passou por um período de adequação aos costumes locais. “No começo eu me sentia muito pressionado pelo metrô. Ficar horas por dia debaixo da terra, com uma barulheira. Aí comecei a entender que andar pros lugares era uma opção melhor. Isso me fez acordar mais cedo, tomar um café da manhã mais legal e já me exercitar logo cedo”, conta o estudante.




A prática de atividades físicas também contribui para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, controle da diabetes, melhora na capacidade pulmonar, na flexibilidade das articulações e no fortalecimento muscular e ósseo.
Manter uma alimentação saudável e estar hidratado são os requisitos básicos para praticar atividades leves “Caminhar também me fez beber mais água, o que faz uma diferença absurda para o meu organismo”, afirma Bruno.
Durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes. Para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricas nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com leite e seus derivados.
Ressalta-se que quando a atividade física é intensa e contínua, ela promove uma maior produção de radicais livres, que se não forem neutralizados adequadamente, podem gerar o estresse oxidativo, processo de lesão nas células e tecidos. Para neutralizar esses radicais é essencial a ingestão adequada dos seguintes nutrientes: vitamina A, C e E, zinco, selênio e licopeno.
Aliando uma alimentação saudável, completa e rica em nutrientes, com o consumo de água adequado e a prática de exercícios físicos, o corpo humano tende a ter um melhor funcionamento e não se prejudicar com o estresse.

Fonte: Bia Magalhães / Blog da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924