segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RELEMBRANDO: Em agosto, SMSDC amplia Programa Riocard Saúde Presente


Portadores de doenças crônicas são beneficiados com o cartão, em deslocamentos para consultas e exames

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) anunciou nesta terça-feira, 21 de agosto, no Centro Administrativo São Sebastião, o Sistema de Informatização do Programa Riocard Saúde Presente. É mais um benefício para pacientes que sofrem de doenças crônicas, têm renda familiar inferior a três salários mínimos, possuem cadastro no CadÚnico, e necessitam de transporte público para se deslocarem até o local de tratamento.  O novo sistema traz mais agilidade e qualidade ao serviço oferecido.

“O Riocard Saúde Presente completa o tratamento do paciente portador de doença crônica. É a certeza de que ele terá transporte adequado e gratuito para comparecer regularmente às consultas e exames e manter o controle da doença e seu próprio bem-estar”, afirma o secretário Hans Dohmann.

Para ter direito ao cartão, os usuários portadores de doenças crônicas devem preencher uma ficha cadastral na Secretaria Municipal de Assistência Social, com informações pessoais (nome, telefone, endereço e qualificação), além de levar uma cópia do RG, um retrato 3X4 e laudo comprobatório da doença. Depois de aprovado, o laudo é encaminhado à SMSDC e o paciente passa por uma consulta com um médico, que confirma a necessidade de acompanhamento e envia um documento para a Secretaria Municipal de Transporte.

O benefício também poderá ser solicitado diretamente por um médico das unidades básicas de saúde. O próprio profissional, após verificar a necessidade, preenche o formulário online e envia o pedido, que segue os mesmos trâmites.

Após 15 dias da entrada do processo, o usuário deve entrar em contato com a Central Riocard (pelo telefone (21) 4003-3737), para verificar se foi aprovado e agendar a foto para emissão do Riocard especial. O paciente receberá um cartão com determinado número de viagens semanalmente, calculado de acordo com o trajeto que fará até a unidade de saúde.

O Riocard Saúde Presente foi estabelecido por decreto da Prefeitura de nº 32.842, de 1º de outubro de 2010, que determina transporte público gratuito a pessoas que sofrem de doenças crônicas e necessitem de tratamento continuado. Em 2011, 11.994 pessoas tiveram acesso ao benefício, sendo que 6.782 doentes crônicos e 5.212 deficientes.


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924