quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FIQUE ATENTO! Pense na osteoporose quando é criança



Muitas pessoas acreditam que a osteoporose é uma consequência inevitável com a idade avançada. Esse mito acontece justamente pelas características da doença: diminuição da massa óssea, com consequente enfraquecimento e fragilidade do osso e maior possibilidade de fraturas, mesmo após pequenas quedas e traumas.
Sim, de fato, com o envelhecimento do nosso corpo todas essas características da doença se justificam, mas é uma consequência que pode ser evitada e todos sabem disso. Afinal, já é mais do que difundido que a chave está nos alimentos ricos em cálcio (como leite, queijos e iogurtes). O que precisa mudar é o conceito sobre a idade e a doença: diferente do que possa parecer, a prevenção da osteoporose acontece antes mesmo de chegarmos à terceira idade.
Segundo o Dr. Dráuzio Varella, as medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas desde a infância e, especialmente, na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. Para tanto, é preciso colocar em prática três medidas básicas: ingerir cálcio, tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos. Na verdade, essas regras devem ser mantidas durante toda a vida. Principalmente, a atividade física tem efeito protetor sobre o tônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida.
Aproveitando que o Dia Mundial de Combate à Osteoporose está próximo (20/10), a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso) divulgou dados inéditos sobre a situação da doença no País.
A pesquisa Firme Forte Osteoporose 2012 entrevistou 3.010 mulheres maiores de 16 anos de idade e moradoras de várias regiões do Brasil. Entre elas, 67% não sabem que a prevenção da osteoporose, por meio do consumo adequado de cálcio e vitamina D, deve começar na infância. Além disso, 81% dessas mulheres afirmaram considerar que a doença atinge especialmente os idosos.

POR QUE MULHERES SOFREM MAIS COM ISSO?

A osteoporose pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), três porções diárias de leite ou derivados seriam suficientes para a prevenção. Mas, segundo a pesquisa, seis em cada dez brasileiras acreditam que apenas um copo de leite por dia é suficiente.

ELA ESTÁ AÍ E VOCÊ NÃO SABE

A osteoporose é uma doença silenciosa e, portanto, esperar que a dor apareça para procurar um médico pode provocar um diagnóstico tardio e aumentar o risco de fraturas. A maioria das entrevistadas pelo estudo (96%) acredita que a osteoporose necessariamente provoca dor.
Depois de todas essas informações sobre a osteoporose, no mínimo, você vai prestar mais atenção na quantidade de cálcio que consome diariamente, né?!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924