terça-feira, 15 de maio de 2012

É IMPORTANTE, VOCÊ SABIA ? 15 de maio é o Dia de Combate à Infecção Hospitalar


Dentro da comemoração da semana de enfermagem, existe a data de 15 de maio, eleita para o Dia de Combate à Infecção Hospitalar.
Este dia serve para lembrar da importância das Comissões de Infecção Hospitalar dentro dos estabelecimentos de saúde. 
E isso acontece pela importância que o hospital dá à segurança do paciente e seus familiares, à nossa educação continuada e ao nosso foco em melhoria continua.

Estima-se que cerca de 45 mil óbitos anuais no Brasil sejam provocados pela infecção hospitalar. Estes dados, além de gerar um grande gasto com pacientes com a infecção, causam um grande impacto para a saúde do País. Para reverter esses dados o Ministério da Saúde determinou a criação de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais, mas infelizmente nem todos obedecem a essa determinação. Com pequenas atitudes durante o dia, principalmente atitudes dos profissionais da saúde que estão diretamente ligados ao ambiente hospitalar, podemos reverter a situação.    Para que os processos contra a infecção hospitalar funcionem, devemos tomar consciência e refletir sobre os nossos atos dentro do ambiente hospitalar. Afinal, qualquer um de nós ao frequentar o hospital pode estar sendo descuidado com esses fatores, e podemos também ser vítimas, contraindo a infecção.


Portanto, tome os cuidados necessários, cumpra as regras determinadas pelo hospital e ajude a combater esse mal que pode ser evitado com pequenos esforços. Vamos fazer dos hospitais do nosso País um ambiente saudável e que proporcione segurança.

Veja como você pode ajudar:

LAVAR AS MÃOS antes e após o contato com os pacientes

LIMPAR o ambiente e os materiais que o paciente utilizar

ESTERELIZAR os materiais utilizado com pacientes

Fazer CONTROLE DE QUALIDADE de todos os processos de aquisição de materiais, procedimentos e rotinas garante a minimizaçãodos riscos de infecção hospitalar.

Saiba mais:




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924