terça-feira, 18 de setembro de 2012

15 MINUTOS DE SAÚDE - Ação de combate a Hepatite C

Mãe do ACS Wallace participando da campanha
Foi realizado a ação de combate a Hepatite C pelo CMS Newton Betlhem, na ação foi passado os informativos sobre a doença, além de testes rápidos com o tempo estimado de 15 minutos para o resultado. Foi realizado cerca de mais de 80 exames, além de contar com a presença de mais de 100 pessoas sobre os informativos sobre a doença. A campanha teve a participação dos enfermeiros e dos Agentes de Saúde. Você tambem poderá fazer o teste. Procure o posto de saúde mais próximo da sua residência.

O que é a Hepatite C ?
Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas conseqüências a longo prazo.

Quais os principais sintomas ?
Diferentemente das hepatites A e B, a maioria das pessoas que adquirem a hepatite C desenvolvem doença crônica e lenta, sendo que a maioria (90%) é assintomática ou apresenta sintomas muito inespecíficos, como letargia, dores musculares e articulares, cansaço, náuseas ou desconforto no hipocôndrio direito. Assim, o diagnóstico só costuma ser realizado através de exames para doação de sangue, exames de rotina ou quando sintomas de doença hepática surgem, já na fase avançada de cirrose.


Para mais informações: Clique aqui


Veja a galeria de imagem da ação:

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924