domingo, 17 de junho de 2012

12 DE JUNHO - Foi o Dia Estadual da Conscientização da Cardiopatia Congênita



Cardiopatia congênita é a doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, que está presente no nascimento, mesmo que descoberta muito mais tarde.
Nas doenças congênitas o defeito está presente no momento do nascimento. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário de uma estrutura cardíaca normal.
As alterações do fluxo sangüíneo, resultantes desta falha podem influenciar o desenvolvimento estrutural e funcional do restante do sistema circulatório. Situações como a Síndrome de pré-excitação ventricular ou as fases iniciais de uma Cardiopatia hipertrófica, podem passar completamente despercebidas nos primeiros anos de vida e mesmo assim podem ser classificadas como cardiopatias congênitas.
      Os tipos de Cardiopatia congênita mais comuns são:
- Comunicação interatrial ou CIA - Há um defeito de fechamento do septo interatrial, permitindo a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito.
- Comunicação interventricular ou CIV - O defeito ocorre entre os septos interventriculares.
Delas podem derivar inúmeras conseqüências, dentre as quais, as mais comuns são:
      -Falta de ar; -Modificações no formato do tórax; -Sudorese e cansaço para as mamadas (neonatal); -Baqueteamento Digital (dedos em forma de baquetas de tambor).
O tratamento ideal é a correção do defeito estrutural. Que, conforme c caso poderá variar entre uma cirurgia imediata, em caso extremos até mesmo a cirurgia intra-útero, ou aguardar meses ou anos para que se realize a cirurgia.
Através deste Projeto, meu objetivo é conscientizar as pessoas que devemos fazer exames logo que possível para diagnosticarmos esta doença que pode ter o tratamento intra-útero e tomar as medidas cabíveis para uma qualidade de vida melhor para um possível portador desta doença. Saber as formas de profilaxia e ainda, saber diagnosticar através das características enumeradas anteriormente, um possível caso de Cardiopatia.





*Pedimos desculpas pelo atraso da noticia, decorrente de problemas técnicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Barão, n° 259 - Praça Seca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3833-8555 | 2450-2924