A presidenta Dilma Rousseff, na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (22), explicou o funcionamento da Carta SUS, que é enviada pelo Ministério da Saúde a todos que foram internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As respostas servem para conferir o período de internação, a eficiência
dos procedimentos, e também avaliar as instalações dos hospitais,
equipe médica e de enfermagem e se o tratamento foi adequado. Com isso, é
possível corrigir os erros, melhorar a qualidade e punir as
irregularidades.
A Carta é distribuída mensalmente pelos Correios, com porte pago, e traz dados do cidadão, a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS pelo tratamento. O usuário, o familiar ou uma pessoa próxima pode conferir se essas informações estão corretas e verificar se correspondem ao serviço prestado de fato e ao custo total do atendimento.
A Carta é distribuída mensalmente pelos Correios, com porte pago, e traz dados do cidadão, a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS pelo tratamento. O usuário, o familiar ou uma pessoa próxima pode conferir se essas informações estão corretas e verificar se correspondem ao serviço prestado de fato e ao custo total do atendimento.
- Confira a íntegra da fala da presidenta Dilma sobre a Carta SUS:
Amanda Liane Santos Lima, 39 anos, servente de Lins (SP) – Em
abril do ano passado descobri um cisto no ovário e fiz a cirurgia em
junho, pelo SUS. Recebi uma carta perguntando da minha cirurgia. Queria
saber da presidenta Dilma que carta é essa, se sou obrigada a
responder.
Presidenta Dilma – Amanda, essa correspondência é a Carta SUS, enviada pelo Ministério da Saúde a todos que foram internados no Sistema Único de Saúde, o SUS. As respostas ajudam a conferir o período de sua internação e se o procedimento foi eficiente e correto. Você pode, ainda, avaliar as instalações do hospital, a equipe médica e de enfermagem, e informar se foi tratada de maneira eficiente e humanizada. Os hospitais bem avaliados são premiados pelo Ministério da Saúde, como um estímulo à qualidade do atendimento; já os erros, são corrigidos, e as irregularidades são punidas. Por isso, Amanda, você não é obrigada a responder, mas seria muito importante que você o fizesse. A Carta SUS foi lançada em novembro de 2011. Já foram postadas 10 milhões de correspondências e recebidas 316 mil respostas, e queremos ouvir cada vez mais pessoas. A resposta pode ser preenchida por você ou por um parente seu, e depois é só colocar nos Correios, sem pagar nada. Se o paciente identificar qualquer irregularidade, como, por exemplo, um tratamento que não foi feito, pode responder imediatamente à Ouvidoria do Ministério da Saúde, pelo telefone 136 ou pela internet no Portal Saúde (www.saude.gov.br). Todas as denúncias são apuradas pelos órgãos de controle do Ministério.
Fonte: Blog do PlanaltoPresidenta Dilma – Amanda, essa correspondência é a Carta SUS, enviada pelo Ministério da Saúde a todos que foram internados no Sistema Único de Saúde, o SUS. As respostas ajudam a conferir o período de sua internação e se o procedimento foi eficiente e correto. Você pode, ainda, avaliar as instalações do hospital, a equipe médica e de enfermagem, e informar se foi tratada de maneira eficiente e humanizada. Os hospitais bem avaliados são premiados pelo Ministério da Saúde, como um estímulo à qualidade do atendimento; já os erros, são corrigidos, e as irregularidades são punidas. Por isso, Amanda, você não é obrigada a responder, mas seria muito importante que você o fizesse. A Carta SUS foi lançada em novembro de 2011. Já foram postadas 10 milhões de correspondências e recebidas 316 mil respostas, e queremos ouvir cada vez mais pessoas. A resposta pode ser preenchida por você ou por um parente seu, e depois é só colocar nos Correios, sem pagar nada. Se o paciente identificar qualquer irregularidade, como, por exemplo, um tratamento que não foi feito, pode responder imediatamente à Ouvidoria do Ministério da Saúde, pelo telefone 136 ou pela internet no Portal Saúde (www.saude.gov.br). Todas as denúncias são apuradas pelos órgãos de controle do Ministério.
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