quinta-feira, 31 de maio de 2012
As importantes medidas aprovadas na luta contra o fumo recentemente no Brasil fazem com que o País tenha motivos para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco. O aumento do preço do cigarro, por exemplo é considerado uma das medidas mais eficazes para conter o tabagismo.
O Dia Mundial sem Tabaco, que acontece nesta quinta-feira, é uma oportunidade para sensibilizar a população sobre os males causados pelo fumo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.
Dados divulgados pela OMS mostram que mais de 5,6 milhões de pessoas morrem por ano devido aos males do tabaco, sendo 600 mil fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas estão sujeitos à fumaça do cigarro.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas a cada ano no Brasil. Atualmente, cerca de 25 milhões de pessoas são fumantes no País, mas este número está caindo.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que de 2006 a 2011, o número de fumantes passou de 16,2% para 14,8% - menos da metade dos 34,8% de fumantes de 1989. Os homens ainda continuam sendo os maiores consumidores de cigarros, com 18,1%, enquanto 12% das mulheres são fumam.
O índice de jovens entre 18 e 24 anos que fumam é de 12,5%. A pesquisa apontou que 11,3% deles largam o vício antes de completar 25 anos. Diminuiu também a quantidade de homens que fumam mais de dois maços por dia, de 6,3% para 5,4% nos últimos seis anos.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
28 DE MAIO - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
A elaboração de um dia em prol da saúde feminina, ocorreu na Holanda no ano 1984. Na ocasião, a preocupação era em relação ao alto nível de mortes maternas em todo mundo. Após 3 anos, durante um novo encontra na Costa Rica, ficou decidido que a cada 28 de maio, um tema especial em relação a saúde da mulher deveria ser colocado em pauta. A reunião também decidiu que era necessária uma maior atenção a saúde feminina. Embora as mulheres sejam mais precavidas quando o assunto é saúde, toda mobilização ficava por conta dos homens. O Governo Brasileiro aprovou a ideia, e anunciou em 1988 o dia 28 de maio como o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher.As estatísticas mostram que as mulheres vivem mais que os homens. Elas fazem mais consultas e exames preventivos e são, por natureza, mas cuidadosas que seus companheiros. Na maioria das vezes, elas que levam os filhos ao pediatra, e que reparam se há algo de errado com alguém da casa. Toda essa preocupação feminina em relação aos outros merecia uma data na qual elas fossem o centro das atenções. O Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher é focado em problemas e doenças femininas, como o nível de mortalidade materna, câncer de mama, gravidez na adolescência, aborto e acesso a qualidade nos serviços de saúde.
28 DE MAIO - Dia Nacional de redução da mortalidade materna
A melhoria da saúde materna é a quinta meta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, listados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta quarta-feira (28), Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, o Ministério da Saúde anunciou avanços na análise desses óbitos.No próximo dia 6, por exemplo, o Ministro José Gomes Temporão assinará um documento que fixa a investigação do falecimento de mulheres em idade fértil, entre 10 e 49 anos, com definição de prazos.
Os profissionais da área da saúde terão 48 horas para informar o óbito, a Secretaria Estadual de Saúde terá 30 dias para disponibilizar o registro para o Ministério da Saúde e a equipe de vigilância de óbito materno responsável terá 120 dias para concluir os dados que compõem a pesquisa e enviar o material ao comitê de morte materna de referência.
As mortes consideradas maternas são aquelas que acontecem devido a complicações da gestação, no parto ou até 42 dias depois do término da gravidez. De acordo com Beatriz Galli, advogada e assessora de direitos humanos da ONG Ipas Brasil, que lida com a saúde reprodutiva da mulher, as causas dos óbitos podem ser hipertensão arterial, hemorragias, infecções que acontecem depois do parto, aborto e doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez ou pelo parto. Para ela, tais problemas são evitáveis. “Se tivessem políticas públicas adequadas, os óbitos seriam evitados. A qualidade do atendimento deveria ser melhor”, declara.
sábado, 26 de maio de 2012
NÃO DEIXE DE VER ESSA! 26 de maio. Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Neste sábado (26) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, problema que afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil. A doença causa uma pressão intraocular, provocando uma lesão no nervo ótico e consequentemente comprometendo a visão. Se não for tratado adequadamente pode levar à cegueira.
De acordo com o chefe do setor de glaucoma do Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde, Agideu Picetti, em grande parte dos casos a perca da visão acontece no âmbito periférico. “O fato de a doença acometer principalmente a visão periférica faz com que as pessoas não saibam que o glaucoma está se desenvolvendo”, alerta Picetti.
A perda visual só ocorre em fases mais avançadas. Primeiro o campo visual vai diminuindo até se tornar uma visão tubular e sem tratamento específico o paciente pode ficar cego.
Como o glaucoma é uma perda do tecido nervoso o uso dos óculos não resolvem o problema. “Com a perda nervosa é definitiva não existe um recurso óptico para solucionar o problema”, explica o oftalmologista.
O DOM DE LHE FAZER RELAXAR! Dia 25 de Maio foi o dia do Massagista
ACS Edson Messias, e sua massagem no Dia da Mulher |
Como uma arte milenar de cura e auto-cura, teve início com as mãos, pois é com as mãos que naturalmente se alivia a dor. Mas hoje em dia já existem outras formas de massagear o corpo; a tecnologia já proporciona muitos instrumentos mecânicos/elétricos de massagem. Muito mais do que uma série de movimentos ritmados, a massagem é uma importante troca energética entre o terapeuta e o paciente, estimulando uma comunicação profunda baseada no equilíbrio e na harmonia. A função mais eficaz é a descontração do corpo e da mente, aliviando a tensão provocada no dia-a-dia. Mas a massagem também pode ser muito estimulante, ao invés de calmante: tudo dependerá do objetivo a atingir.
NÃO DEIXE PRA ULTIMA HORA! Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho
O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.
Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Os cuidados com a higiene íntima feminina
Suor, gordura, umidade, urina e células mortas. Convenhamos que o assunto é embaraçoso e até escatológico. Mas não tem jeito: "Tudo isso habita as reentrâncias femininas, e basta um descuido para causar desde ardência, irritação e um constrangedor cheiro ruim até a multiplicação de fungos e bactérias nocivos", alerta o ginecologista Alexandre Pupo, do Hospital Sírio- Libanês, em São Paulo. Para evitar esse pacote de encrencas, médicos da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a Febrasgo, revisaram 120 artigos científicos e elaboraram o I Guia de Condutas sobre Higiene Íntima Feminina, destinado tanto aos ginecologistas — que às vezes pecam por não orientar as pacientes — quanto ao público leigo."A ideia é responder a dúvidas referentes à frequência, ao modo correto de fazer a limpeza, aos produtos de higiene adequados, além de condutas para situações específicas", descreve o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Febrasgo. Seguir essas recomendações à risca é manter o sistema de defesa em ordem nessa região. "A vulva tem um pH ácido e é colonizada por lactobacilos, bactérias que formam uma barreira contra micro-organismos prejudiciais", descreve o ginecologista Paulo Giraldo, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. Não interferir demais nesse pH é, portanto, a primeira medida para prevenir não só coceiras e corrimentos mas também uma série de problemas.
"O excesso ou a falta de higiene e a utilização de produtos inapropriados alteram as defesas locais, favorecendo o ataque de germes como a clamídia, protagonista de infecções pélvicas que podem comprometer a fertilidade", alerta o ginecologista César Eduardo Fernandes, da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. E, uma vez em contato com vírus ameaçadores, como o da hepatite, se o contra-ataque das células defensoras não estiver preparado, o risco de contrair essas doenças aumenta.
Atenção, mulheres! O fundamental é deixar qualquer constrangimento de lado. Pegue um espelho e, sem o menor receio, analise cada detalhe de sua região íntima. Na ilustração à esquerda, abaixo, identificamos as áreas que precisam ser muito bem higienizadas. Esqueça a região interna da vagina — esqueça mesmo! Duchas e introdução de produtos não são aconselhadas, exceto sob prescrição médica. "O foco da limpeza deve se resumir ao monte púbico, à pele da vulva, à raiz das coxas, à região perianal — entre a vulva e o ânus — e ao interior dos grandes e dos pequenos lábios", ensina Paulo Giraldo.
A compra do produto
O sabonete mais apropriado é sempre aquele classificado como hipoalergênico na embalagem. O termo indica que a fórmula foi desenvolvida com o intuito de provocar menos alergias nessa área, que, diga-se, se ressente por qualquer bobagem. Aliás, por isso mesmo, dê preferência aos sabonetes íntimos. "Eles geralmente contêm ácido lático, um componente natural da pele, que confere um pH ideal", justifica o dermatologista Mario César Pires, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo.
Segundo Pires, os sabonetes alcalinos ou neutros não são indicados porque tornam as condições da região hostis à multiplicação dos lactobacilos que defendem a vulva. Os produtos em barra também não são uma boa opção. "Além de serem muito abrasivos, são normalmente compartilhados por toda a família, o que facilita a contaminação", afirma Paulo Giraldo.
A última dica é escolher sabonetes com detergência suave, que formem pouca espuma — eles afetam menos a barreira cutânea. Para mulheres que vivem na correria e não são alérgicas, os lenços umedecidos são uma alternativa para a higiene no meio do dia. Vale testá-lo antes, no antebraço, para observar eventuais reações. Se nada acontecer, está liberado.
A última etapa do ritual é geralmente a mais negligenciada — a hidratação. Muitas integrantes do time feminino nem fazem ideia de que devem apelar para ela se a pele dos genitais estiver muito ressecada, especialmente após a menopausa. "A dica é recorrer a fórmulas não oleosas, que devem ser aplicadas somente nas regiões de pele", explica Giraldo.
Os cuidados com a higiene íntima feminina (2ª parte)
Como higienizarColoque, na ponta dos dedos, uma pequena quantidade do sabonete. Realize movimentos circulares nas áreas descritas anteriormente, contemplando todas as dobras. "Evite trazer conteúdos da região perianal para a vulva, já que ela pode conter coliformes fecais, bactérias que habitam o tubo digestivo", lembra Alexandre Pupo. Enxágue na água corrente, que ajuda na remoção mecânica dos resíduos. Finalmente, use uma toalha seca e limpa para absorver a água restante.
Duração do procedimento Não vale limpar tudo em um zás-trás — aliás, o que é bem comum. Também não se deve exagerar. O tempo de higienização não deve ultrapassar três minutos para evitar o ressecamento da pele. Dois minutos são o suficiente para fazer uma boa limpeza.
Frequência diária
O número de lavagens varia de acordo com a estação do ano. "No clima quente, quando a produção de sebo e de suor fica elevada, a limpeza pode ser realizada até três vezes no mesmo dia. Já no clima frio, uma higienização diária basta", garante Giraldo. Aí, ficar repetindo a sessão limpeza só favorece doenças.
Condições especiais O excesso de gordura nas obesas promove maior maceração de células mortas e elevação na produção de suor. Portanto, elas são mais propensas a problemas na vulva e precisam reforçar os cuidados com roupas adequadas e hábitos de higiene. "Os lenços umedecidos são uma boa saída para limpeza no intervalo do trabalho, por exemplo. Mas a higienização íntima com água corrente e sabonete apropriado é mais indispensável do que nunca nesse grupo", diz Nilson Roberto de Melo.
Tirar a calcinha na hora de dormir é outra dica para facilitar a ventilação. Algumas atividades, em particular, aceleram o acúmulo de sujeira lá embaixo. "O exercício induz a fabricação de suor e secreções", exemplifica Nilson. O ideal, portanto, é sair direto da ginástica para o banho, munida de um sabonete íntimo. O mesmo vale para finais de semana na praia. Areia e água do mar formam um coquetel de detritos e umidade nada amigável. Parece muita informação, mas são todos hábitos simples e corriqueiros, que não desperdiçam tempo nem exigem grandes esforços. Em troca, você garante uma sensação de conforto, bem-estar e saúde.
Cólica menstrual
A vida é resultado de nossas escolhas!
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Chegou o seu dia adolescente
Você que tem de 10 à 19 anos, tem um espaço reservado no CMS Saúde da Família!
No dia 24 de abril de 2012, iniciamos oficialmente o grupo de adolescentes do Estratégia desenvolvendo ações preventivas através de orientações individuais e palestras com diversos profissionais de saúde com assuntos que voltados para VOCÊ!
Nossas reuniões são todas às sextas feiras em dois horários:
- De 11 às 12h
- De 15 às 16h
Venha fazer parte do nosso time!
terça-feira, 22 de maio de 2012
DIA 22 DE MAIO - No dia do Abraço, a importância de um abraço
Estudos têm revelado que a necessidade de ser tocado é inata em todos os animais de sangue quente. O contato nos deixa mais confortáveis e em paz. O Dr. Harold Voth, psiquiatra da Universidade de Kansas, disse: “o abraço é o melhor tratamento para a depressão”. Objetivamente ele faz com que o sistema imunológico do organismo seja ativado. Abraçar traz nova vida para um corpo cansado e faz com que você se sinta mais jovem e mais vibrante. No lar, um abraço todos os dias reforçará os relacionamentos e reduzirá significativamente os atritos.
Carlos e Jaciano, abraço de amigos na unidade |
Geralmente nos saudamos com um aperto de mão ou com um beijo ritual. Raramente experimentamos o abraço. Normalmente nos abraçamos na entrada do Ano Novo ou numa despedida. A emoção do abraço tem uma qualidade terapêutica especial.
Dra. Helen Colton reforça esse pensamento: “quando a pessoa é tocada a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta significativamente. Hemoglobina é a parte do sangue que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos do corpo, incluindo coração e cérebro. O aumento de hemoglobina ativa todo o corpo, auxilia a prevenir doenças e acelera a recuperação do organismo, no caso de alguma enfermidade”.
A humanidade universal é que mobiliza a energia evolutiva da espécie. O abraço é um meio supremo de perceber o outro, não só como a um próximo, mas como a um semelhante. Com o abraço, podemos alcançar a fusão de duas identidades em uma identidade maior.
É interessante notar que reservamos nossos abraços para ocasiões de grande intensidade emocional, como uma ato sexual, momentos de grande alegria, tragédias ou catástrofes. Refugiamo-nos na segurança dos abraços alheios, depois de terremotos, enchentes e acidentes. Homens, que jamais fariam isso em outras ocasiões, abraçam-se e se acariciam com entusiasmado afeto depois de vencerem um jogo ou de realizarem um importante feito atlético. Membros de um família reunidos em um enterro encontram consolo e ternura uns nos braços dos outros, embora não tenham o hábito dessas demonstrações de afeição.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Dia Nacional dos técnicos e auxiliares de enfermagem
Os Técnicos de Enfermagem são os titulares de diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente.
Os Auxiliares de Enfermagem são os titulares de certificado de Auxiliar de Enfermagem conferido por instituição de ensino, nos termos da lei e registrado no órgão competente; O titular de diploma a que se refere a Lei nº 2.822, de 14 de junho de 1956; O titular do diploma ou certificado a que se refere o inciso III do art. 2º da Lei nº 2.604, de 17 de setembro de 1955, expedido até a publicação da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961; O titular de certificado de Enfermeiro Prático ou Prático de Enfermagem, expedido até 1964 pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e Farmácia, do Ministério da Saúde, ou por órgão congênere da Secretaria de Saúde nas Unidades da Federação, nos termos do Decreto-lei nº 23.774, de 22 de janeiro de 1934, do Decreto-lei nº 8.778, de 22 de janeiro de 1946, e da Lei nº 3.640, de 10 de outubro de 1959;
TÃO EFICIENTE QUANTO! Dia Nacional do Medicamento Genérico
No dia 20 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do Medicamento Genérico. São doze anos desta classe de medicamento à disposição dos brasileiros, já que foi lançado no mercado no ano 1999. Mesmo sendo um medicamento extremamente seguro, já que passa por aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde, muitas pessoas desconhecem o assunto. Mas isso está mudando, já que este tipo de medicamento já representa 25% do mercado total de fármacos no Brasil, segundo o IMS Health, empresa que audita todo o mercado farmacêutico do país. O Laboratório Teuto, que foi pioneiro na produção de genéricos no Brasil, comemora o dia também com muitas novidades para o ano de 2011.
Os medicamentos genéricos são, obrigatoriamente, no mínimo 35% mais econômicos que os medicamentos de referência. Isso gera uma enorme economia para a população. Esse tipo de produto tem seu custo mais baixo, pois os fabricantes não precisam investir em pesquisas ou propaganda. A exigência de comprovação de intercambialidade (a substituição do medicamento de referência pelo seu genérico) com os medicamentos de referência, torna os genéricos totalmente confiáveis.
sexta-feira, 18 de maio de 2012
VOLTAMOS A LEMBRAR! Dia 12 de Maio foi o Dia Mundial da Enfermagem
* Por problemas no site que hospeda as imagens, tivemos problemas e perdemos a postagem referente ao dia 12 de Maio, dia da Enfermagem. Pedimos desculpas.Você já ouviu falar de Florence Nightingale ? Conhecida como a "Dama da Lâmpada", a enfermeira inglesa é considerada a fundadora da Enfermagem Moderna e teve papel fundamental na Guerra da Crimeia (1854-1856). Na ocasião, Nightingale foi consagrada uma verdadeira heroína após ser uma das responsáveis por baixar drasticamente a mortalidade por meio de suas intervenções na saúde.
Como forma de homenagem às realizações da enfermeira, o dia 12 de maio, que marca o seu nascimento, passou a ser conhecido como o Dia Mundial da Enfermagem. Para saber mais sobre as rotinas da profissão e o campo de trabalho, confira a entrevista do Idmed com o enfermeiro Luís Otávio Ferreira, pós-graduado em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).
Qual é a atuação do enfermeiro em uma rotina hospitalar? O que compete a ele?
O profissional de enfermagem que possui o nível superior tem atuação hospitalar em vários âmbitos. Um olhar holístico do paciente que não se limita somente à fisiopatologia, mas também à parte psíquica, social e à qualidade de vida do paciente.
CONTINUAR A MANTER A INOCÊNCIA! Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.
As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.
Grave como a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas.
As crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.
Grave como a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas.
DIA 18 DE MAIO! Dia Nacional da Luta Antimanicomial
No dia 18 de maio é comemorado em todo Brasil o Dia da Luta Antimanicomial. A data é uma maneira de lembrar a luta do Movimento pela Reforma Psiquiátrica, que possibilitou mudanças na assistência da saúde mental.
Em 2011, foi instituída a Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216) no Brasil, tendo como diretriz a reformulação do modelo de atenção à saúde mental, transferindo o foco do tratamento da instituição hospitalar para uma rede de atenção psicossocial. A lei permitiu a proteção e os direitos das pessoas com transtorno mental, mas não instituiu mecanismos claros para a extinção dos manicômios.
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, apoia esta luta por uma sociedade sem manicômios, e trabalha em prol do fortalecimento do convívio familiar e social.
VIRAM NOSSOS BUTTONS ? Certificados de Reconhecimento do Cuidado com Qualidade
Vocês já devem ter notado que a nossa unidade ganhou 3 novos buttons do CRCQ. Mas o que são esses buttons ? Nessa postagem iremos explicar melhor como ganhar e o que são os buttons do CRCQ.
Estão disponíveis as primeiras orientações para os Certificados de Reconhecimento do Cuidado com Qualidade (CRCQ), lançados no dia 28 de janeiro, no Centro de Convenções Sul América.
Como obter o Certificado de Reconhecimento ao Cuidado de Qualidade em:
- Notificação Compulsória Oportuna (clique para baixar o folder)
- Unidade de Saúde Promotora da Solidariedade e da Cultura de Paz (clique para baixar o folder)
- Unidade Amiga da Vacinação (clique para baixar o folder)
- Unidade de Saúde Carioca Ativa (clique para baixar o folder)
- Unidade Livre de Tabaco (clique para baixar o folder)
- Unidade Amiga da Nutrição e Alimentação Saudável (clique para baixar o folder)
- Unidade de Saúde Parceira do Rio Sem Preconceito (clique para baixar o folder)
- Unidade de Saúde Parceira da Escola e da Creche (clique para baixar o folder)
- Unidade Parceira do Pai (clique para baixar o folder)
- Unidade Amiga do Envelhecimento Ativo (clique para baixar o folder)
- Unidade Parceira de Adolescentes e Jovens (clique para baixar o folder)
- Integração entre o Agente de Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde (clique para baixar o folder)
terça-feira, 15 de maio de 2012
É IMPORTANTE, VOCÊ SABIA ? 15 de maio é o Dia de Combate à Infecção Hospitalar
Dentro da comemoração da semana de enfermagem, existe a data de 15 de maio, eleita para o Dia de Combate à Infecção Hospitalar.
Este dia serve para lembrar da importância das Comissões de Infecção Hospitalar dentro dos estabelecimentos de saúde.
E isso acontece pela importância que o hospital dá à segurança do paciente e seus familiares, à nossa educação continuada e ao nosso foco em melhoria continua.
Estima-se que cerca de 45 mil óbitos anuais no Brasil sejam provocados pela infecção hospitalar. Estes dados, além de gerar um grande gasto com pacientes com a infecção, causam um grande impacto para a saúde do País. Para reverter esses dados o Ministério da Saúde determinou a criação de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em todos os hospitais, mas infelizmente nem todos obedecem a essa determinação. Com pequenas atitudes durante o dia, principalmente atitudes dos profissionais da saúde que estão diretamente ligados ao ambiente hospitalar, podemos reverter a situação. Para que os processos contra a infecção hospitalar funcionem, devemos tomar consciência e refletir sobre os nossos atos dentro do ambiente hospitalar. Afinal, qualquer um de nós ao frequentar o hospital pode estar sendo descuidado com esses fatores, e podemos também ser vítimas, contraindo a infecção.
UM DIA PARA QUEM FAZ O BEM! 15 de maio, dia do Assistente Social
Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.
Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.
Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.
SUA HORA DE LIVRAR-SE DESSE MAL! Grupo de Tabagismo começa hoje!
Ei, você, viu na postagem abaixo o que o cigarro faz com você ? Se não, dá uma olhadinha lá. É isso que você quer pra você ? Seus filhos ? Claro que não. E hoje você pode mudar isso. LARGUE O CIGARRO JÁ!
Começa hoje o Grupo de Tabagismo com a Enfermeira Cláudia. Venha participar dessa campanha contra o tabagismo, e livre-se agora mesmo dessa mal que atinge o número de quase 200 mil mortes por ano.
Não fique de fora dessa!
Local: CMS Newton Betlhem
Rua Barão, 259, Praça Seca
CEP: 21321-620
Hora: 16:30
Qualquer informação: 2450-2924
smsdccmsnb@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/#!/CMSNB
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003593638640
NÃO QUER DEIXAR O CIGARRO ? Veja o que ele faz com você
No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes dotabagismo.
O tabagismo representa um problema de saúde pública, não somente nos países desenvolvidos como também em países em desenvolvimento, como o Brasil.
O tabaco, em todas as suas formas, aumenta o risco de mortes prematuras e limitações físicas por doença coronariana, hipertensão arterial, acidente vascular encefálico, bronquite, enfisema e câncer.
Entre os tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco incluem-se os de pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rim e colo de útero.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
A gravidez na adolescência
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.
A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer. São pensamentos e alterações importantes para o período.
Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.
Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.
É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.
Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
Calendário de Vacinação do Adolescente
Orientações importantes para a vacinação do adolescente
(1) vacina hepatite B (recombinante): Administrar em adolescentes não vacinados ou sem comprovante de vacinação anterior, seguindo o esquema de três doses (0, 1 e 6) com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Aqueles com esquema incompleto, completar o esquema. A vacina é indicada para gestantes não vacinadas e que apresentem sorologia negativa para o vírus da hepatite B a após o primeiro trimestre de gestação.
(2) vacina adsorvida difteria e tétano - dT (Dupla tipo adulto): Adolescente sem vacinação anteriormente ou sem comprovação de três doses da vacina, seguir o esquema de três doses. O intervalo entre as doses é de 60 dias e no mínimo de 30 (trinta) dias. Os vacinados anteriormente com 3 (três) doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforço, a cada dez anos após a data da última dose. Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforço sendo a última dose administrada há mais de 5 (cinco) anos. A mesma deve ser administrada pelo menos 20 dias antes da data provável do parto. Diante de um caso suspeito de difteria, avaliar a situação vacinal dos comunicantes. Para os não vacinados, iniciar esquema de três doses. Nos comunicantes com esquema de vacinação incompleto, este dever completado. Nos comunicantes vacinados que receberam a última dose há mais de 5 (cinco) anos, deve-se antecipar o reforço.
(3) vacina febre amarela (atenuada): Indicada 1 (uma) dose aos residentes ou viajantes para as seguintes áreas com recomendação da vacina: estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para informações sobre os municípios destes estados, buscar as Unidades de Saúde dos mesmos. No momento da vacinação considerar a situação epidemiológica da doença. Para os viajantes que se deslocarem para os países em situação epidemiológica de risco, buscar informações sobre administração da vacina nas embaixadas dos respectivos países a que se destinam ou na Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado. Administrar a vacina 10 (dez) dias antes da data da viagem. Administrar dose de reforço, a cada dez anos após a data da última dose.
Precaução: A vacina é contra indicada para gestante e mulheres que estejam amamentando. Nestes casos buscar orientação médica do risco epidemiológico e da indicação da vacina.
(4) vacina sarampo, caxumba e rubéola – SCR: considerar vacinado o adolescente que comprovar o esquema de duas doses. Em caso de apresentar comprovação de apenas uma dose, administrar a segunda dose. O intervalo entre as doses é de 30 dias.
terça-feira, 8 de maio de 2012
JÁ DEMOS A LARGADA! Campanha de vacinação vai até o dia 25 de Maio
Começou no ultimo sábado (5), a campanha contra a gripe 2012. Não deixe de levar o vovô e a vovó. Idosos acima de 60 anos, assim como gestantes e crianças de 6 meses até menores de 2 anos. A vacina encontra-se no nosso Posto de Saúde Newton Bethlem, ao lado do estacionamento.
Lembrando que os mais novos não podem ter tido febre durante os últimos 5 dias anteriores a vacinação. Lembrem de levar a carteirinha de vacinação da criança, a caderneta do idoso, e o cartão de gestantes.
Profissionais da área de saúde também poderão tomar a vacina.
Não fique fora dessa!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
OBRIGADO, COMUNIDADE! Agentes de Saúde são homenageados no São José Operário
Os ACS foram representados pelas Agentes Cláudia Regina e Joana Guedes.
Nós, do Saúde da Família, agradecemos a todos da comunidade, tanto pelo carinho, quanto pelas homenagens. Todos os nossos esforços e serviços são destinados a vocês. Obrigado!
NÃO É SÓ A VACINAÇÃO! Prefeitura promove a 2ª Semana do Bebê Carioca
A 2ª Semana do Bebê Carioca acontecerá, de 6 a 9 de maio, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil em parceria com a Unicef, a iniciativa busca chamar atenção para os direitos das crianças à sobrevivência, ao desenvolvimento e à proteção integral. Para promover a primeira infância dos carioquinhas, a semana será composta por atividades culturais, palestras, seminários e uma série de ações de saúde.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
VAI COMEÇAR! Campanha de vacinação contra a gripe começa sábado
Começa no próximo sábado a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. A meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio. Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única. Ao todo, 65 mil postos e 240 mil profissionais de saúde em todo o país vão distribuir as doses. Serão usados 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. No sábado, os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.