05/01/2015 - Transplantes no Brasil
Atualmente, 56% das famílias entrevistadas em situações de morte encefálica aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação. Para o ministério, esse percentual pode ser ainda maior, permitindo a realização de mais transplantes.
O país também se destacou mundialmente em número e em qualidade de registro de doadores voluntários de medula óssea, passando de 30 mil doadores para 3,2 milhões de doadores nos últimos dez anos.
Sandra Silva de Souza, 42 anos, é mãe da Giovanna Souza Anconi, que faleceu em 2011, com 15 anos de idade, em decorrência de um aneurisma cerebral. A mãe conta que alguns anos antes foi surpreendida com a declaração da filha. “Eu conhecia sobre doação de órgãos, mas não tinha interesse pelo assunto. Conheci melhor em uma ação para cadastro de pessoas. Quando cheguei em casa, minha filha perguntou como era e disse que também queria ser doadora, isso com 13 anos. Ela disse que queria que todos os órgãos fossem doados para que outras pessoas tivessem oportunidade na vida”, lembra Sandra.
Com um evento no Memorial JK, em Brasília, foi lançada hoje a campanha que marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro. Com o mote “Seja doador de órgãos. E avise sua família. Sua família é a sua voz”, a campanha promovida pelo Ministério da Saúde tem como objetivo sensibilizar as famílias e os doadores de órgãos quanto à importância do diálogo sobre esta decisão. Isso porque, é a família quem autoriza o procedimento quando a situação do paciente é irreversível – morte encefálica. Desta conversa nasce a decisão que pode trazer nova vida às pessoas que aguardam por um transplante de órgãos e tecidos.
O transplante de medula óssea vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Ele pode ser um aliado no tratamento de doenças relacionadas à produção das células do sangue, como leucemia, anemia, linfoma, entre outras. A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos e o transplante consiste na troca da medula óssea doente por outra saudável visando a reconstituição da hematopoese.