terça-feira, 23 de setembro de 2014
A atividade física pode ser uma aliada importante no combate ao estresse. Além de seus efeitos no corpo - como controle do peso e melhora no quadro clínico de diversas doenças – a prática regular de atividades físicas também possui benefícios psicossociais e contribui para a diminuição do estresse, diminuição dos sintomas da TPM, melhora do humor, aumento da auto-estima e da sensação de bem-estar.
O estresse é, também, uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. Como no caso do estudante Bruno Gallo, que se mudou para Londres, em 2013, e passou por um período de adequação aos costumes locais. “No começo eu me sentia muito pressionado pelo metrô. Ficar horas por dia debaixo da terra, com uma barulheira. Aí comecei a entender que andar pros lugares era uma opção melhor. Isso me fez acordar mais cedo, tomar um café da manhã mais legal e já me exercitar logo cedo”, conta o estudante.
A prática de atividades físicas também contribui para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol, controle da diabetes, melhora na capacidade pulmonar, na flexibilidade das articulações e no fortalecimento muscular e ósseo.
Manter uma alimentação saudável e estar hidratado são os requisitos básicos para praticar atividades leves “Caminhar também me fez beber mais água, o que faz uma diferença absurda para o meu organismo”, afirma Bruno.
Durante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes. Para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Brócolis, chicória, acelga e alface são ricas nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com leite e seus derivados.
Ressalta-se que quando a atividade física é intensa e contínua, ela promove uma maior produção de radicais livres, que se não forem neutralizados adequadamente, podem gerar o estresse oxidativo, processo de lesão nas células e tecidos. Para neutralizar esses radicais é essencial a ingestão adequada dos seguintes nutrientes: vitamina A, C e E, zinco, selênio e licopeno.
Aliando uma alimentação saudável, completa e rica em nutrientes, com o consumo de água adequado e a prática de exercícios físicos, o corpo humano tende a ter um melhor funcionamento e não se prejudicar com o estresse.
Fonte: Bia Magalhães / Blog da Saúde
domingo, 14 de setembro de 2014
Relembrar é Viver!
Em 2012 nosso blog ficou em 2º lugar na categoria "Maior Criatividade" no II Concurso de Blogueiros da saúde da Família, e desde então procuramos sempre buscar ferramentas inovadores que valorizam o blog neste quesito, este ano os organizadores do concurso mesclaram a categoria Maior Criatividade com Maior Interatividade, o que faz muito sentido, pois uma categoria está diretamente ligada a outra. A seguir apresentaremos algumas ferramentas que implementamos em nosso blog que acreditamos ser exclusivas e que foram criadas para facilitar o dia-a-dia de nossos usuários.Cartão SUS Online:
Serviço oferecido aos usuários cadastrados no programa de saúde da família do CMS Newton Bethlem. Os usuários preenchem o formulário no blog e recebem em até 7 dias seu cartão SUS por e-mail.
Link para o serviço - Cartão SUS Online
SISREG - Consulte sua solicitação
Este serviço permite que os usuários do CMS e Policlínica Newton Bethlem consultem sua solicitação no SISREG. O usuário insere o código de solicitação e o sistema do blog devolve o resultado da pesquisa informando se a solicitação encontra-se aprovada, pendente, devolvida, negada ou reenviada e dependendo da situação orienta como o paciente deve proceder.Link da ferramenta - http://nir.newtonbethlem.com
Resultados de Exame DASA
Esta ferramenta permite que os usuários visualizem e imprimam todos os exames realizados na unidade diretamente em nosso blog.
Link desta ferramenta - Resultado de Exames
Caixa de Mensagens
Por último mas não menos importante, contamos com uma pequena caixa de mensagem onde qualquer usuário pode buscar informações, críticas, elogios ou sugestões. Fica localizada no menu esquerdo do blog e é atendida por mim, Thomaz, blogueiro desta unidade.
É isso aí leitores, aproveitem que em breve teremos mais novidades para o blog!
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Semana de Autocuidado - Saúde na Escola
Nesta ação em saúde foram contemplados alunos da E.M. Morvan de Figueiredo do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Foram realizadas avaliações antropométricas, prática esportiva em tênis de mesa, além de orientação em alimentação e hábitos saudáveis. Participaram da ação os agentes comunitários de sáude Marcelo, Thamy, Eliana. A técnica de enfermagem Fabíola, a enfermeira Vânia e o professor de educação física do NASF Mozart Dante.
quinta-feira, 4 de setembro de 2014
Inauguração do Programa Academia Carioca - CMS Newton Bethlem
Após urbanização do local a rua Brício de Abreu recebeu os aparelhos para utilização da comunidade. Em mapeamento do território, foi verificado junto aos responsáveis a possível utilização para o Programa Academia Carioca (PACA), que logo disponibilizaram o local.
As aulas começaram dia 15 de Julho de 2014 com pequeno número de alunos avaliados e hoje em menos de 2 meses estamos iniciando a 3ª turma.
O PACA é um programa que tem como público alvo hipertensos, diabéticos, obesos e sobrepesos com idade a partir de 12 anos.
Todos os pacientes que tem como unidade de atenção primária o CMS Newton Bethlem podem participar. Para saber consulte o site www.subpav.org/ondeseratendido
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Campanha da segunda dose da vacina contra HPV
Começa na última segunda (01/09) a campanha da segunda dose de vacinação contra HPV (papilomavírus humano), que está disponível nas unidades de saúde e nas escolas públicas e particulares.
A primeira dose teve início no mês de março e durou três meses. A segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos.
Meninas de 11 a 13 anos necessitam tomar a vacina. Para quem não tinha idade no primeiro semestre, deverá tomar a primeira dose agora.
A transmissão não é necessariamente exclusiva via sexual, mas também por meio da mãe/feto.
O HPV é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo do útero, terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil.